HIV/AIDS
Fatores Genéticos Associados à Susceptibilidade e Resistência à Infecção pelo HIV
Rogério Grimaldi Nov. 2014
O Vírus da Imunodeficiência Humana é um retrovírus pertencente à subfamília dos lentivírus tendo como característica a produção de infecção crônica em seu hospedeiro, causando-lhe dano progressivo ao sistema imune. O Vírus da imunodeficiência símia (SIV) parece ter evoluído de forma concomitante a seus próprios hospedeiros, por um longo período de tempo. Transmissões de símios para humanos, de chimpanzés e macacos sooty mangabeys provocaram o aparecimento dos HIV do tipo 1 e 2, respectivamente (Jaffar et al. 2004). Os principais alvos dessa doença em humanos são as células T, células dendríticas e macrófagos. Após ser identificada nos EUA, a AIDS foi notificada em todos os continentes do mundo, constituindo-se atualmente, numa pandemia.
Recent news

-
UNAIDS – Global AIDS Fact Sheet, 2021
UNAIDS - 2021
Apesar dos avanços em nossa compreensão científica do HIV e sua prevenção e tratamento, bem como anos de esforços significativos por parte da comunidade de saúde global e das principais organizações governamentais e da sociedade civil, muitas pessoas com HIV ou em risco de HIV ainda não têm acesso à prevenção , cuidado e tratamento, e ainda não há cura. Além disso, a epidemia de HIV não afeta apenas a saúde dos indivíduos, mas também afeta as famílias, as comunidades e o desenvolvimento e crescimento econômico das nações. Muitos dos países mais afetados pelo HIV também sofrem de outras doenças infecciosas, insegurança alimentar e outros problemas graves..

Novo relatório do UNAIDS mostra que podemos acabar com a AIDS até 2030
UNAIDS - 2021
O relatório mostra que os países com leis e políticas progressistas e sistemas de saúde fortes e inclusivos têm tido os melhores resultados na resposta ao HIV. Nesses países, as pessoas que vivem com e são afetadas pelo HIV têm mais probabilidades de ter acesso a serviços de HIV eficazes, incluindo testes de HIV, profilaxia pré-exposição (PrEp), medicamento que previne o HIV, redução de danos, dispensação multimês de medicamentos para HIV, além de acompanhamento e cuidados consistentes e de qualidade.

Vacina candidata ao HIV não protege suficientemente as mulheres contra a infecção pelo HIV
Fonte: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) - 30 de agosto de 2021
Uma vacina experimental contra o HIV testada no ensaio clínico “Imbokodo” conduzido na África Subsaariana não apresentou problemas de segurança, mas não forneceu proteção suficiente contra a infecção pelo HIV, de acordo com uma análise primária dos dados do estudo. O estudo de prova de conceito de Fase 2b, que começou em novembro de 2017, inscreveu 2.637 mulheres com idades entre 18 e 35 anos de cinco países.

AIDS: vacina contra HIV será testada no Brasil
Fonte: IAVI - 2021
A IAVI (Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS) e a Scripps Research anunciaram que um ensaio clínico em fase 1 que testa uma vacina contra o HIV apresentou resultados promissores. Segundo os primeiros dados, 97% das pessoas que receberam a vacina apresentaram estímulo à produção de células imunes raras, necessárias para iniciar o processo de geração de anticorpos contra o vírus.

Tratar todas as pessoas vivendo com HIV/aids
Fonte: FDA News Release, agosto de 2021
Os primeiros medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980. Eles agem inibindo a multiplicação do HIV no organismo e, consequentemente, evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. O desenvolvimento e a evolução dos antirretrovirais para tratar o HIV transformaram o que antes era uma infecção quase sempre fatal em uma condição crônica controlável, apesar de ainda não haver cura.