Alterações no Epigenoma e o Hábito de Fumar
DNA methylation dynamics in health and disease
Introdução: Fatores ambientais, tais como os agentes do cigarro apresentam capacidade de alterar o genoma das
células e levar ao desenvolvimento tumoral. Recentemente, a capacidade do cigarro em alterar o epigenoma também tem sido investigada. Epigenoma se refere a informações do genoma que não estão relacionadas com a sequência de
bases do DNA. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sobre o hábito de fumar e sua
associação com o padrão alterado de metilação de DNA em amostras tumorais. Método: Foi realizada revisão integrativa da literatura através de busca eletrônica na base de dados PubMed. O período temporal considerado no estudo foi de 2000 a 2010. Os artigos foram selecionados considerandose a acessibilidade e excluindo-se revisões e pesquisas com linhagens celulares e animais. Resultados: Os artigos revelaram que o cigarro pode alterar o epigenoma mesmo de órgãos não diretamente expostos como a boca e os pulmões, sugerindo que o cigarro tem um efeito generalizado, provavelmente alterando de alguma forma todo o sistema do indivíduo. Ainda, outros artigos relataram alterações no padrão de metilação do DNA em tecidos saudáveis de fumantes. Conclusão: O câncer associado ao hábito de fumar pode ter um mecanismo epigenético envolvido inclusive em órgãos não diretamente expostos. A presença de alterações epigenéticas em tecidos saudáveis pode servir de alerta para o clínico responsável pelo paciente, uma vez que já foi sugerido que alterações epigenéticas podem atuar como marcadores para diversos tipos de câncer, sendo assim uma ferramenta para diagnóstico e direcionamento do tratamento.
R bras ci Saúde 14(4):101-106, 2011
DNA methylation is an epigenetic mark that is erased in the early embryo and then reestablished in each individual, through a developmentally regulated program mediated by sequence information and trans-acting factors that direct the de novo DNA methylation and demethylation machinery to its targets in a dynamic manner. Once established, these patterns can be maintained in a stable manner over the lifetime of the organism. Additional changes in methylation that occur during aging and as part of disease processes may also be directed by similar molecular rules using the same complex machinery.
Yehudit Bergman & Howard Cedar. Nature structural & molecular biology. V.20 (3). 2013